quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Krav Magá

História

     Criado por Imi Lichtenfeld o Krav Magá foi desenvolvido através das experiências de combate do próprio Imi, que ao chegar a Israel, fugindo dos nazistas, passou a ensinar o estilo de luta que ele havia desenvolvido para os exércitos locais, para que os militares pudessem se defender contra os nazistas e sobreviver às guerras que aconteciam no país. Mais tarde, após sair do exército, adaptou o Krav Magá para que pudesse ensinar aos civis, fosse homem, mulher, forte ou fraco.
                
           Nascido em Budapeste (na época, capital do império austro-húngaro), Imi cresceu na Bratislava, capital da Eslováquia. Foi lá que Imi desenvolveu seu estilo de luta, através das experiências com artes marciais (principalmente as de imobilização) que já havia tido. Chegou até mesmo a ensinar seu estilo para alguns habitantes, com o objetivo de ajudar a defender o povo judeu do nazismo.

Mas os grupos fascistas e anti-semitas haviam crescido muito e, mesmo resistindo fortemente contra esses grupos, Imi foi forçado a deixar o país para fugir. Nisso, ele acabou indo para Israel. Lá, passou a trabalhar com o exército Thazal, e atuou como professor para os militares, ensinando a eles o Krav Magá. Sua técnica ajudou centenas de militares a se sobressaírem nas guerras e, por isso, recebeu o mérito azul e branco, que no país, era dado aos homens que “haviam servido a pátria”.

Em seus últimos 20 anos de vida, através de conversas, encarregou seus alunos de difundir o Krav Magá pelo mundo. Os primeiros contatos com o Krav Magá fora de Israel ocorreram nos Estados Unidos. Mais tarde, Kobi Lichtenstein, instruído pelo mestre Imi em pessoa, veio a introduzir o Krav Magá no Brasil e na América do Sul no geral. Recentemente, o Krav Magá tem sido introduzido na África do Sul.

Imi Lichtenfeld - O criador do Krav Magá


Um pouco sobre os Israelitas
            
            Apesar de o Krav Magá ter sido criado ainda quando Imi se encontrava na Eslováquia, foi em Israel que o estilo teve a maior influência. Mas afinal, quem eram os israelitas e por que o Krav Magá foi tão importante para eles?
          
         Israel é um país onde a religião tem uma forte reverberação. Apesar da existência de uma minoria árabe, que cultiva o islamismo como religião e usa o árabe como língua padrão no lugar do hebraico, a maioria da população é composta por Judeus. Quando Imi chegou ao país, em 1942, logo passou a ensinar sua técnica para o exército do país, no entanto, o Krav Magá veio a ganhar uma maior importância durante a segunda guerra mundial, onde ele passou a ser usado pelo exército para se defender dos nazistas, que sob o comando de Hitler, estavam dispostos a aniquilar os Judeus.

 Membros do exército Tzahal, as "Forças de Defesa de Israel"

O Krav Magá como luta
            
        Por ser um estilo de luta que tem como único objetivo a defesa pessoal, sem regras e sem competições, o Krav Magá não é uma arte marcial, muito menos um esporte. No entanto, é muito valorizada por militares e civis pela sua grande eficácia em combate, permitindo que qualquer um possa se defender contra os perigos que nos rodeiam todos os dias neste mundo tão violento. Atualmente, é o visto por muitos como um dos melhores caminhos de “voltar pra casa em segurança”.
               
             O Krav Magá foi idealizado para ser usado nas ruas, para que os militares de Israel pudessem se defender contra os nazistas ou contra rebeldes. Hoje em dia, ele é uma opção de autodefesa contra ataques que possam ocorrer no caminho de casa, do trabalho, vindo de uma festa, etc. Ele conta com golpes de rápida execução, que visam neutralizar o oponente, geralmente imobilizando-o, independente de ele portar uma arma branca ou arma de fogo.
O Krav Magá conta com técnicas para desarmar um oponente com uma arma branca*


Conta também com técnicas para desarmar um oponente portando uma arma de fogo*

*Todas as armas brancas ou de fogo usadas nos treinamentos são inofensivas, uma vez que se tratam de réplicas das armas originais feitas em látex.

              A ideia do Krav Magá é bastante simples: neutralizar o oponente (a ameaça) da forma mais rápida e eficaz possível, apelando ou não para a violência. Não possui princípios filosóficos, e sim princípios de luta, que devem ser lembrados durante do combate. Exemplos de alguns desses princípios são:
                
                Ser mais rápido que o adversário nas ações;
                
                Usar o peso do corpo para auxiliar nos golpes;
                
                Usar objetos próximos para atacar ou se defender;
                
                Usar os reflexos naturais do corpo;

  Focar os golpes nas partes mais sensíveis do agressor (órgãos genitais, garganta, olhos, mandíbula, etc.).
             Ser objetivo, ou seja, ter em mente se, durante o combate, você pretende fugir do agressor ou ataca-lo.

                
           O vestuário utilizado no Krav Magá varia de unidade pra unidade, mas o vestuário tradicional consiste em uma calça branca típica de um kimono, uma camisa com o símbolo do Krav Magá ou da federação (a cor da calça e da camisa pode variar entre preto e branco, dependendo do local) e um tênis, de preferência antiderrapante e com solado branco. Uma vestimenta alternativa é uma calça esportiva preta/branca e uma camisa preta/branca, além do tênis tradicional.

A vestimenta tradicional do Krav Magá consiste em uma calça de kimono branca (ou preta) uma camisa branca (ou preta), contendo ou não o símbolo da federação, e um tênis de sola branca antiderrapante

                Confira abaixo alguns vídeos demonstrando um pouco da luta:

Demonstrações da luta por Roy Elghanayan, exímio praticante de Krav Magá

Pequeno filme mostrando algumas técnicas do Krav Magá (esse é brasileiro :D)

              Nos ultimos anos, o mestre Bergson Trovão, ícone das artes marciais no Nordeste, começou a ensinar o Krav Magá na cidade de Natal (de onde eu venho). Recentemente ele fez alguns videos ensinando algumas técnicas de escape e desarmamento (com demonstrações de imobilizações), em parceria com um portal de noticias, veja os videos e a reportagem no link a seguir:  http://companhiadanoticia.com.br/krav-maga-tecnica-criada-em-israel-e-ensinada-em-natal-pelo-mestre-bergson-trovao-um-especialista-em-artes-marciais/








Um comentário: